Nômades Espirituais – Nova Geração – 160

Baixar 


Livro dos Espíritos

Livro 2 – Capítulo 6

Espíritos errantes

223. A alma reencarna, imediatamente, após sua separação do corpo?
“Algumas vezes, imediatamente, porém, geralmente, só após intervalos mais ou menos longos. Nos mundos superiores, a reencarnação é quase sempre imediata; sendo menos grosseira a matéria corporal, o espírito encarnado, aí, goza de quase todas as suas faculdades de espírito; seu estado normal é o de vossos sonâmbulos lúcidos.”

224. O que se torna a alma no intervalo das encarnações?
“Espírito errante que aspira a seu novo destino; ele aguarda.”

a) Qual pode ser a duração desses intervalos?

“De algumas horas a alguns milhares de séculos. Aliás, não existe, propriamente falando, limite extremo determinado para o estado errante, que pode prolongar-se por muito tempo, mas que nunca é perpétuo; o espírito encontra sempre, cedo ou tarde, um meio de recomeçar uma existência que serve para a purificação de suas existências precedentes.”

b) Essa duração está subordinada à vontade do espírito, ou pode ser imposta como expiação?
“É uma consequência do livre-arbítrio; os espíritos sabem perfeitamente o que fazem, mas há também aqueles para quem é uma punição infligida por Deus; outros pedem que ela seja prolongada, para continuar estudos que só podem ser feitos, com proveito, no estado de espírito.”

225. A erraticidade é, por si mesma, um sinal de inferioridade dos espíritos?
“Não, pois há espíritos errantes de todos os graus. A encarnação é um estado transitório, nós o dissemos: no seu estado normal, o espírito está desligado da matéria.”

226. Pode-se dizer que todos os espíritos que não estão encarnados são errantes?

“Os que devem encarnar, sim; porém, os espíritos puros, que chegaram à perfeição, não são errantes: o estado deles é definitivo.”

Sob o aspecto das qualidades íntimas, os espíritos são de diferentes ordens e classes, que eles percorrem sucessivamente, à medida que se depuram. Relativamente ao seu estado, podem ser: encarnados, isto é, unidos a um corpo; errantes, isto é, desligados do corpo material e aguardando uma nova encarnação para se melhorarem; espíritos puros, isto é, perfeitos, não tendo mais necessidade de encarnar.

Mensagem Encerramento

Que Jesus ilumine os nossos corações, trazendo paz, trazendo harmonia, trazendo poder. O poder que necessitamos para subir cada vez mais alto a escala evolutiva, esse é o desejo deste coração amoroso que nos protege sempre como protege toda a Terra.

Ser espírito errante é um estado de longa duração no processo evolutivo, mas, de forma nenhuma, pensem que isto é algo ruim. Quando o espírito supera o estágio mais grosseiro, que a Terra é apenas um exemplo deste estágio, tudo se transforma.

O que vocês vivem hoje é o estágio que eu diria infernal. Onde grosseria, maldade, dominam corações. Onde vocês precisam corajosamente lutar contra um passado iníquo  e infeliz. Mas filhos, o otimismo é a marca daqueles que amam Jesus de Nazaré.

Vocês precisam aprender a vencer a si mesmos e depois conquistar uma felicidade imensa. A maior parte da escala evolutiva é de intensa felicidade, por isto, espíritos bons tanto se apiedam de vocês, porque  vocês permanecem na pior parte, escolheram a pior parte e querem permanecer nela.

É como se houvesse em uma estrada de mil quilômetros e uma ponte de dez metros desagradáveis e muitos simplesmente passam por esta ponte e percorrem o resto do caminho aproveitando bastante. Os revoltados, não, ficam na ponte, pisando em pregos e maldizendo a Deus, falando que todo o universo não presta. Quando poderiam simplesmente, por uma vontade firme e determinada, cruzar essa ponte infeliz e usufruir da estrada belíssima.

Toda a estrada da evolução é bela, e mesmo essa ponte, para quem tem quase mil quilômetros de felicidade, pode se tornar uma experiência bela. Mas para aqueles que, como vocês, preferem ficar enganchados, ocupando o que não deveriam ocupar, o espaço na ponte,  atormentando-se mutuamente, fazendo casa na ponte, sofrendo, criando problemas para os que querem passar porque não entenderam que é apenas uma passagem desagradável a ser vencida.

Isso parece simples, parece até besteira, mas esta é uma das grandes lições espirituais que vocês, na prática, nunca entenderam. A passagem desagradável –  assim ensinávamos isso nas iniciações antigas.

A Terra é uma passagem desagradável, apenas isto. Não fiquem no começo da batalha olhando com medo. Não fiquem presos no meio da batalha, pelo ódio. Atravesse, enfrente a batalha, prossiga o caminho.

Estatisticamente são poucos os espíritos que resolveram ficar neste trecho infeliz. A Terra, hoje, reúne de forma, quase a título de exceção, estes espíritos, por isto tanta infelicidade. Quantos planetas livraram-se das exceções revoltadas e as mandaram para a Terra? Incontáveis, meus filhos, incontáveis.

Então você vai juntando os rebeldes dos rebeldes, as revoltas das revoltas, e assim temos a Terra hoje, por isto é grandiosa a lição de Jesus, porque lidam com revoltas quase que inaceitáveis de tantos grupos espirituais diversos. É preciso ter um amor infinito, meus filhos. É preciso ter uma compreensão que nós mesmos não compreendemos para ter tanto carinho, tanto desvelo e tanta paciência com todos, como tem o nosso Mestre.

Digo tudo isto, para que vocês aprendam e entendam porque tantas dificuldades sobre os ombros de vocês. Porque, sim, é prova terrível! Porque tantos sentimentos difíceis, porque tantos vendavais emotivos invadem vocês. É a ponte que precisa ser atravessada, dentro de poucas décadas a Terra já estará muito melhor! Passem por esta ponte difícil, enfrentem esta existência como verdadeiros heróis que vocês são, porque a caminhada, após esta passagem difícil, em relação ao que vocês vivem hoje, será sempre bela, será sempre um paraíso comparado com o que hoje é a Terra.

Por isso, filhos, todo esforço vale a pena. Toda prece diária, feita de forma sentida e verdadeira, toda expressão de carinho pelo bandido, pelo mendigo, pelo abandonado é uma benção que vocês criam para o mundo futuro e para vocês.

Filhos, menos condenação, mais oração, porque os espíritos infelizes que nesta fase evolutiva roubam, mentem e caluniam terão uma colheita terrível, filhos,  porque são espíritos como vocês que já caíram tantas vezes e não pensem de forma alguma que será brincadeira o futuro que os aguarda. Estamos falando de centenas de séculos de muita dor, de muito sofrimento, de muita maldade a ser sofrida, por isto filhos  é hora de profundo sacrifício.

É o primeiro sacrifício que peço a vocês é suportar sem revolta, a dor, sabendo que vocês estão de passagem e que a Terra mesmo está saindo desta zona de tantos sofrimentos e muito em breve irá se tornar um lugar mais agradável de se viver. Para isso, filhos, é preciso se tornar dignos aprendendo com o Cristo a misericórdia verdadeira e o sacrifício honesto.

Muita paz a todos, do amigo espiritual de sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s