Nova Geração 226 – Permanecer no mundo

  Marchemos!
Castro Alves 


Há mistérios peregrinos
No mistério dos destinos
Que nos mandam renascer:
Da luz do Criador nascemos,
Múltiplas vidas vivemos,
Para à mesma luz volver.


Buscamos na Humanidade
As verdades da Verdade,
Sedentos de paz e amor;
E em meio dos mortos-vivos
Somos míseros cativos
Da iniqüidade e da dor.


É a luta eterna e bendita,
Em que o Espírito se agita
Na trama da evolução;
Oficina onde a alma presa
Forja a luz, forja a grandeza
Da sublime perfeição.




Castro Alves foi poeta baiano, desencarnou a 6 de julho de 1871, com 24 anos de idade. Mocidade radiosa, o autor consagrado de Espumas Flutuantes exerceu nas rodas literárias do seu tempo a mais justa e calorosa das projeções. Nesta poesia sente-se o crepitar da lira que modulou – O Livro e a América.
Extraído do livro Parnaso de Além Túmulo, Psicografia Francisco C. Xavier, Espíritos diversos, Editora Feb.

O Livro dos Espíritos 

Parte 2 – Vida Espiritual – Capítulo 8 – Emancipação da Alma – Item Êxtase

441. Quando o extático exprime o desejo de deixar a Terra, fala sinceramente? E não é retido pelo instinto de conservação?

“Isso depende do grau de purificação do espírito; se vê sua posição futura melhor do que sua vida presente, faz esforços para romper os elos que o prendem à Terra.”

442. Se se deixasse o extático entregue a si mesmo, sua alma poderia abandonar, definitivamente, o seu corpo?

“Sim, ele pode morrer; é por isso que se torna preciso chamá-lo, através de tudo aquilo que pode prendê-lo a este mundo, e, principalmente, fazendo-o entrever que, se quebrasse a corrente que o mantém aqui, este seria o jeito certo de não permanecer lá, onde vê que seria feliz.”

Mensagem encerramento

Que a paz do Cristo esteja sempre em nosso ser, nos equilibrando, nos permitindo reflexões cada vez mais belas, elevadas, nos possibilitando entender a lógica do amor.

Meus filhos, os espíritas não entendem quase nada! Por que não estudam e aplicam a Codificação? Senão, vejamos: quantos estudos existem sobre o êxtase de São Francisco de Assis no meio espírita? Onde está a busca dos relatos e a explicação minuciosa do que aconteceu? Fica-se, quando muito, com explicações genéricas. Quando vocês vão conseguir estudar seriamente a vida desse grande espírito? Muito difícil, porque vocês leem 1 ou 2 livros, e pronto, vou fazer de conta, vou fingir que conheço o assunto…aí faz uma palestra mal feita e pronto, você se acha o entendedor daquele assunto, o próprio especialista no tema! Esse alguém comenta e diz “ah, já fiz uma palestra sobre isso”…uma palestra rala, superficial, essa parte você não diz. Ou “ah, escrevi um pequeno texto”…duas páginas! 

Filhos, não estou dizendo que tem que ser um grande intelectual, mas o movimento espírita precisa de pessoas que entendam o assunto, que aprofunde, e, principalmente, como Allan Kardec, façam experiências! Como induzir uma pessoa ao êxtase? Como induzir? É possível? Se coloque essa questão. A partir daí se inicie experiências sérias, em diálogo com os espíritos orientadores, com estudo de obras espíritas e magnéticas (que existiu antes do espiritismo, por isso foi uma base do espiritismo). Vocês falam muito…”ih, fulano foi precursor do espiritismo”, “beltrano foi precursor”… cada um tem o precursor do seu gosto! Não vamos discutir isso, mas posso dizer, porque Kardec disse “o precursor do espiritismo foi o magnetismo”, meus filhos. Magnetismo foi a base do próprio codificador para os estudos que depois se denominaram espíritas. 

Então, filhos, é de partir o coração a ignorância dos que se dizem discípulos de Allan Kardec. É como você falar “sou discípulo de um grande linguista, de um grande gramático” mas não conheço as regras básicas de acentuação de palavras. É isso o que nós constatamos em muitos de vocês, meus filhos. E é mais triste quando estes se colocam como os que explicam e nada sabem. Mas explicam pra quem sabe menos e fica essa confusão aí. Quer ajudar? Estude com seriedade, aplica na própria vida, faz experiência de estudo científico, sem complicação, mas com devoção, com continuidade. Não dá para conseguir bons resultados em poucos anos, isso é estúpido! Precisa programa sério de estudo. 

Filhos, nós gostaríamos muito de apresentar para vocês inúmeras, milhares de informações preciosíssimas, não encontramos quase ninguém que queira estudar, que queira se devotar a esse tema. Veja o que conseguimos com Ivone Pereira, uma pessoa devotada. Não era espírito devotado mas seriamente devotada. Precisamos disso. As pessoas dizem “ah, mas eu não tenho nada”…nós podemos dar, porque o Cristo autorizou isso. Mas não para você se exibir. Para você devotar a vida a estudo e prática. Portanto, filhos, não usem desculpas, aqueles que quiserem se devotar com muita seriedade, ou viverão o fenômeno em si, ou encontrarão pessoas que conseguem ser objetos de estudo e experimentos sérios, mas não falo de uma empolgação de 5 minutos ou de 1 semana, falamos de um estudo continuado. Um dia teremos um estudo muito belo, que já está pronto aqui conosco para vocês, para aqueles que se querem devotar, por isso, filhos, se vocês realmente quiserem, comecem a orar e pedir para estar conosco para estudar esse tema, não uma vezinha, todas as noites! E aí, com a sintonia criada, começaremos o trabalho e um dia vocês verão no Grupo Marcos num amplo curso de aprofundamento e ele fará sentido para vocês, porque vocês já terão conseguido aqui. 

Avante! Avante com o trabalho do Cristo, porque o Mestre aguarda o sucesso de cada um de nós.

Muita paz, do amigo espiritual de sempre.

O que você achou?

%d