Nova Geração 228 – Êxtase e iniciação espiritual

O Livro dos Espíritos 

Parte 2 – Vida Espiritual – Capítulo 8 – Emancipação da Alma – Item 

443. Há coisas que o extático imagina ver e que são, evidentemente, o produto de uma imaginação marcada pelas crenças e os preconceitos terrestres. Nem tudo o que ele vê é, portanto, real?

“O que vê é real para ele; porém, como seu espírito está sempre sob a influência das ideias terrestres, ele pode ver à sua maneira, ou, melhor dizendo, exprimi-lo numa linguagem adaptada aos seus preconceitos e às ideias com as quais se nutriu, ou, aos vossos, a fim de melhor fazer-se compreender; é neste sentido, sobretudo, que ele pode errar.”

444. Que grau de confiança se pode depositar nas revelações dos extáticos?

“O extático pode enganar-se com muita frequência, principalmente, quando quer penetrar no que deva permanecer um mistério para o homem, porque, assim, entrega-se às suas próprias ideias ou, então, torna-se joguete de espíritos enganadores, que se aproveitam de seu entusiasmo para fasciná-lo.”

Mensagem de encerramento

Que Cristo esteja conosco sempre!

Fico muito feliz quando esse tema é destacado, o tema da sutileza da percepção. Espíritas, pensando que ser grosseiro é ser sábio, alimentam percepção grosseira! “Ah, não, tal coisa não presta”….porque eles pensam assim: “Kardec disse que é melhor rejeitar nova verdades que aceitar uma mentira”. Isto é verdade, é correto, mas entenda, antes de aceitar ou rejeitar uma coisa é preciso analisar com sutileza. E isso não está sendo feito. Como desenvolver essa sutileza? Eis a questão.

Observar com sutileza significa educar-se. Vou dar paralelos muito simples: indivíduo grosseiro não observa sutileza das folhas de uma árvore; não observa a diferença do canto dos pássaros; não observa as diferentes cores que possui o dia; nunca observaram isso. Observa as cores ao longo de um dia: a cor que tem o mundo ao nascer do sol, ao meio-dia e ao fim do dia. São cores diferentes. Isso é sutileza de percepção. A sutileza das notas musicais de uma boa música. A sutileza de diferentes tipos de voz porque isso treina o Espírito para as sutilezas intelectuais. Espírito grosseiro acha tudo a mesma coisa, tem luz ou não tem luz. Espírito menos grosseiro já percebe como é diferente a luz do alvorecer com a luz do fim do dia.

Perceber sutilezas é uma educação que todos deveriam ter, mas vocês muitas vezes acham que ser grosseiro é ser sábio! Não, filhos. É exatamente o contrário! O excesso de empolgação se torna negativo quando impede de vocês perceberem a sutileza. Apenas mente muito equilibrada vai perceber nuances delicadas, mas todos vocês podem e devem ampliar a percepção das sutilezas em tudo, em tudo! Na observação do próprio vestuário, na observação da expressão facial da pessoa que vocês se comunicam. Na expressão da natureza, nos frutos e flores, nas raízes das árvores, nos formatos das plantas, na beleza dos animais. Observar sutilezas em tudo! Isso vai tornar vocês melhores e isso vai capacitar vocês a lidar com coisas extremamente delicadas, que são fenômenos mediúnicos, experiências com magnetismo, alívio da dor do outro….porque, filhos, vocês vivem numa época em que as dores mais intensas são as mais sutis. As angústias da alma são sutis. É preciso ser capaz de perceber sutilezas para que vocês possam identificar e consolar a dor dos outros. Portanto, filhos, o verdadeiro espírita, verdadeiro cristão, desenvolve uma sensibilidade superior para que possa perceber e consolar o próximo. Porque o Samaritano percebeu as dores do outro que estava na estrada, não apenas que estava caído, espancado, mas deu-se conta da dor emocional daquela experiência, e aí se tornou capaz de ampará-lo conforme o anfluxo divino. É isso que desejamos para vocês, sutileza para perceber a angústia do outro e para receber o impulso de um amparo verdadeiro, consolador. Exercitem, meus filhos, porque vocês conseguirão muito se treinarem um pouco a cada dia.

Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.

2 respostas para “Nova Geração 228 – Êxtase e iniciação espiritual”

O que você achou?

%d blogueiros gostam disto: