NG – 126 Série Livro dos Espíritos

Conversamos sobre que provas podemos ter sobre a existência de Deus a partir dos ensinos dos Espíritos superiores a Allan Kardec.

Livro dos Espíritos Capítulo I – Deus Item – II PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

4. Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?

— Num axioma que aplicais às vossas ciências: Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá.

Para crer em Deus é suficiente lançar os olhos às obras da Criação. O Universo existe; ele tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avançar que o nada pode fazer alguma coisa.



Baixar opção 1      Baixar opção 2 


A Prova: Você Existe

Nova Geração 126

Baixar texto PDF opção 1      Baixar texto PDF opção 2 

Mensagem Final

Que a paz do Cristo, iluminando todo o nosso ser, nos ajude a ver.

Meus filhos, não apenas digam: ah, me convenceu, creio em Deus. Não. Muito pouco, não é isto, não serve para os seus estados evolutivos. Precisa saber a consequência.

Sim, Deus existe, o que isto muda? Temos visto pessoas que saem do ateísmo para o Espiritismo e antes tivessem ficado lá. Não mudaram, continuaram a mesma coisa. São repetidores como vitrolas antigas. Repetem, repetem… Como dizia Paulo: são sinos que fazem barulho.

Se vocês entendem, sim, Deus existe. Próximo passo: qual a consequência disso? Quais as implicações para a forma como eu durmo? Sim. Qual a implicação para a forma como eu me transporto, como dirijo, como pego um transporte coletivo? Que consequências têm em Deus existir para a forma como ando de bicicleta? Não é tolice isto. Muito sério!

O que estou perguntando é: sim, Deus existe e o que isto vai mudar em sua vida? O que você a partir de hoje irá fazer de forma diversa, melhor. Não basta para a criatura se harmonizar dizer: sim, Deus existe! Não basta!

É, Deus existe, Deus criou tudo. Ele é o Criador original de cada pequena parte do teu ser e não falo apenas do corpo físico. Falo das diversas estruturas espirituais, semimateriais, outras extremamente sutis. Que Ser é esse?

Então, ao invés de sair repetindo: agora vou convencer que Deus existe, vou provar. Ao invés dessas coisas tão pequenas e mesquinhas. Pergunte-se outra coisa.

Deus não precisa que você prove que ele existe! No fundo é esta tolice que alguns têm, mas você precisa sentir Deus em você e permitir que Ele exista mais em sua vida.

Então, a pergunta que faço a espíritas quando morrem, e, às vezes eu atendo: você sabia que Deus existe? E alguns dizem: ah, sim, Deus existe. Falam do Livros dos Espíritos e explicam todas as questões para mim, e eu escuto. Depois eu pergunto: vamos falar então da questão número quatro: Provas da Existência de Deus, item dois, pergunta quatro, do Livro dos Espíritos.

Prove-me que Deus existe em você! Esta é a prova que eu quero! Não preciso de você para provar que Deus criou as galáxias. É claro que sim!

Mas, eu quero que você prove que Deus existe em você, Jesus não pediu para você sair gritando o nome de Deus e atormentando os outros irmãos dele.

Jesus esperava de você que você provasse para os outros que Deus existe em você. Isto é fundamental!

Então, para o espírita, o patamar é outro. Não é mais de um iniciante básico e tolo. Queremos que os espíritas provem que Deus existe vivendo nele. Isto é importante, para que outros irmãos olhem e digam: Deus deve existir, pois olha como o fulano age. Isso é importante.

Eu tenho visto muitos espíritas chorarem amargamente durante horas e aguardo, pois é o choro que precisa acontecer. Porque não preciso que espíritas me provem que Deus existe, mas gostaria muito que meus irmãos espíritas, me provassem que Deus existe neles. Em sua forma de dormir, em sua forma de se transportar, de agir, em sua forma de viver. Porque Deus dá a cada criatura inteligente, certa liberdade de permitir a sua expressão em maior ou menor grau.

Quando eu digo: prove que Deus existe em vocês, na verdade estou dizendo é isto: o quanto você permite Deus existir em você, com você, agindo em conjunto com você.

Ora! Se você chega e diz: meu Pai é um sábio e ensinou tudo para mim, eu lhe perguntarei: prove-me o que você aprendeu de seu Pai, que seu Pai existe pelo o que você aprendeu com ele. É esta a questão.

Prove aos seus irmãos o quanto seu Pai lhe ensinou, não com palavras. Não precisamos mais de palavras. A verdade não é esta: e nunca precisamos de tantas palavras, filhos, de tantas pregações vazias.

Os grandes pregadores da humanidade falavam sempre pouco e vocês espíritas querem falar sempre muito, e dizer muito pouco.

Pensem um pouco nisto, porque virou laser, diversão. Ao invés de dez palestras, façam uma e use o tempo das outras nove para sentir, para observar o tema em suas vidas, para se perguntar, como eu vivo esse tema?  e eu garanto que sua palestra vai ter valor espiritual. Isto é o que necessitamos: pessoas que provem em si os temas que tratam.

Por isto, filhos, se nos encontrarmos após o desencarne de vocês eu lhes direi: cadê a prova que Deus existe em vocês? Riremos ou choraremos juntos. Porque a sua consciência se manifestará em forma de profunda tristeza ou em explosões de alegrias imensas. Porque é isto que Deus deseja de cada um de nós. Que sejamos um com Ele.

Do amigo espiritual de sempre.

4 comentários

  1. A mensagem de hoje me levou a refletir, realmente, sabemos falar que Deus existe, está na natureza, nos seres vivos, mas como mostrar que Ele existe em mim. Me levou a questionar, como estou mostrando/provando que Deus existe em mim…

    Curtir

  2. Muito bom Luiz. A analogia da criação do bolo ao acaso evidência que a criação do universo ao acaso foge da razão. Ótima reflexão do amigo espiritual: de que adianta ser espírita se eu não mudo para melhor.

    Curtir

  3. Muito boa a analogia da criação do bolo, bem didática !!! Outra abordagem que gosto muito é a de que tudo é formado pela mesma infinitésima partícula da matéria, minerais, vegetais, animais e tudo o mais … E que esta infinitésima partícula nada mais é do que energia !!! Tudo comprovado cientificamente … Que Força une e dá tantas formas a estas partículas ???? Deus, é claro !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s