O domínio do mundo – Sério Livro dos Espíritos – Nova Geração 138

Conversamos sobre a relação do espírito com a matéria a partir das respostas dadas às questões 22 e 22a de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec.


 

Baixar áudio opção 1  Baixar áudio opção 2 

 


 

Mensagem de Encerramento

 

Avancemos meus filhos, avancemos sempre no caminho que leva a sabedoria verdadeira ao sorriso iluminado de Jesus de Nazaré.

Observem que obra grandiosa este livro!

Milhares de espíritos se mobilizaram e se mobilizam. Primeiro para trazê-lo ao mundo, depois para levar aos seus corações. Livro dos Espíritos precisa estar em seus corações.

Primeira etapa: chegar ao mundo.

Segunda etapa: ser difundido no mundo.

Agora, terceira etapa: instalar-se em seus corações.

Devemos agora compreender: existe beleza nesse livro sagrado, neste livro que nos fará entender o amor de Deus. Expresso por uma inteligência que é infinita solicitude. Quando espírito pode dizer, porque conquistou, que domina matéria, maravilha! Porque nada faltará! Matéria tem em todo o lugar que se pode modificar, pode transformar no que quiser a vontade, porque o Pai do céu, o Paizinho que Jesus falava, concedeu a ele esta possibilidade, porque ele está capacitado a exercer este poder sem nunca perturbar a ordem.

Vocês ainda brigam por coisas tão pequenas, mesquinhez. Tesouro de milhões, de bilhões… Tudo tão pouco! Porque se vocês desenvolvem-se, criaram o que quiserem. Não faz nem sentindo perder tempo com mesquinharia, porque a mente cria a partir de seu poder de transformar matéria.

Filhos, esta definição que foi dada da matéria como laço que prende o espírito, deve servir para vocês entenderem que matéria prende espíritos atrasados, porque na mesma respostam os espíritos comenta que é também instrumento e meio de ação. Vejam que coisa curiosa: quanto mais atrasado mais a matéria é senhora do espírito, ela domina o espírito. Quanto mais evoluído o espírito é ele o senhor da matéria dócil e obediente. Então é interessante esta relação destes dois elementos universais: espírito é tolhido pela matéria, mas Deus o impulsiona dominar matéria e ao poucos ele adquire domínio.

Por que isto filhos? Porque como está nos livros sagrados, inclusive em livro sagrado judeu, Gêneses: espírito criado imagem e semelhança do pai.

Que aspecto digo aqui: a possibilidade de domínio da matéria. Deus domina a matéria. Espírito evoluído, puro, também domina a matéria – tal pai tal filho – como vocês dizem.

Façam-se filhos de Deus, dominem a matéria! Isto é que seu Pai quer. Aprendam a dominar a matéria, aprendam a terem força, energia e coragem.

Exerçam o domínio necessário, mas nunca esqueçam, o domínio verdadeiro tem como base Deus e Deus é amor. Então, o poder de domínio funde-se ao amor. Aquele que ama tem o verdadeiro poder, não apenas em relação à vida, mas em relação, inclusive, a matéria inorgânica, como vocês chamam a matéria embrutecida, grosseira.

Por que então filhos apegar-se tanto aquilo que vocês devem controlar e é apenas instrumento? O ouro é apenas um instrumento, como uma mesa. Imaginem vocês ao invés de dominar a mesa usa-se você. Ah que pensamento ridículo… Sim é o que vocês fazem. Ao invés de dominar a riqueza, vocês vivem em função dela. Riqueza domina muito de vocês. E quantos de nós não abandonamos o Cristo para seguir elegantemente o caminho da riqueza? Quantos hoje não se veem superatarefados, pois estão a serviço da riqueza? Por isto disse o Mestre: não pode haver dois senhores. O espírito submete-se a Deus e domina o mundo ou o espírito domina o mundo e perde a alma.

Que entendamos a matéria como o laço que escraviza, mas que impõem o dever de ser escravizada, porque o nosso papel é o de nos tornar senhores da matéria e servos do Cristo!

Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de vocês.

One comment

Leave a Reply