Tudo está em tudo – Série Livro dos Espíritos- Nova Geração 141

Concluímos nosso estudo do segundo capítulo de O Livro dos Espíritos refletindo em particular na abundância do universo e sobre nossa necessidade em nos ligar a generosidade infinita de Deus. 


Baixar opção 1            Baixar opção 2  


 

33. A mesma matéria elementar é susceptível de passar por todas as modificações e adquirir todas as propriedades?

— Sim, e é isso que deveis entender, quando dizemos que tudo está em tudo. O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono, e todos os corpos que consideramos simples, não são mais do que modificações de uma substância primitiva. Na impossibilidade, em que nos encontramos ainda, de remontar de outra maneira, que não pelo pensamento a essa matéria, esses corpos são para nós verdadeiros elementos, e podemos, sem maiores consequências, considerá-los assim até nova ordem.

33-a. Essa teoria não parece dar razão à opinião dos que não admitem, para a matéria, mais do que dois elementos essenciais: a força e o movimento, entendendo que todas as outras propriedades não são senão efeitos secundários, que mudam segundo a intensidade da força e a direção do movimento?

— Essa opinião é exata. Falta acrescentar que, também, segundo a disposição das moléculas. Como se vê, por exemplo, num corpo opaco que pode tornar-se transparente e vice-versa.

34. As moléculas tem uma forma determinada?

— Sem dúvida que as moléculas tem uma forma, mas não a podeis apreciar.

34-a. Essa forma é constante ou variável?

— Constante para as moléculas elementares primitivas, mas variável para as moléculas secundárias, que são aglomerações das primeiras. Isso que chamais molécula está ainda longe da molécula elementar.

IV ESPAÇO UNIVERSAL

35. O espaço universal é infinito ou limitado?

— Infinito. Supõe limites para ele: o que haverá além? Isto confunde a tua razão, bem o sei, e no entanto a razão te diz que não pode ser de outra maneira. O mesmo se dá com o infinito, em todas as coisas; não é na vossa pequena esfera que o podeis compreender

Supondo se um limite para o espaço, qualquer que seja a distância a que o pensamento possa concebê-lo, a razão diz que, além desse limite, há alguma coisa. E assim, pouco a pouco, até o infinito, porque essa alguma coisa, mesmo que fosse o vazio absoluto, ainda seria espaço.

36. O vazio absoluto existe em alguma parte do espaço universal?

— Não, nada é vazio. O que é vazio para ti está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e aos teus instrumentos.


Mensagem Mediúnica

 

Possamos entender filhos e filhas, que o Cristo quer que tenhamos compreensão plena da grandeza da obra de Deus. Quando envia e cuida carinhosamente de Kardec, quer que todos nós compreendamos que Deus nos ama e que o universo é nosso lar. É a casa carinhosa feita por um ser grandioso que nos quer plenos, livres e verdadeiramente felizes.

Talvez, muitos nunca tenham pensado, na Terra, que o fato de haver apenas dois elementos do universo nos fazem filhos do universo. Eu quero dizer que para nós, filhos de Deus, nada há de estranho. Nós podemos ir a planetas, a galáxias distantes e vamos com o coração tranquilo. Nada haverá de essencialmente diferente do que temos e ai a beleza de Deus: uma variedade extraordinária dentro de uma segurança emocional profunda. É isso que seria tão bom que vocês entendessem. Nada há de essencialmente estranho, embora à obra de nosso Pai seja infinitamente criativa e bela.

Teremos sempre coisas extraordinárias e novas e belas, mas nada precisamos temer, porque tudo é feito da mesma matéria e tudo é cuidado por seres como nós e todos são igualmente amados pelo mesmo Pai.

O universo é nosso quando amamos. O universo será sempre uma revelação extraordinária, mas que não comporta medo, que não comporta angústia, que não comporta ansiedade, pois sentimos que de alguma forma ele também está dentro de nós e que nossa mente amparada por Deus poderá criar sempre circunstâncias de amor para conforto e carinho nosso. Eis a lição que podemos extrair dessas palavras do Cristo. Ele irá preparar morada esplendorosa, porque nosso Mestre sabe de tudo isto.

Sabe que nós não estamos confinados a Terra, mas que ele, hoje, já prepara uma morada esplendorosa que poderemos alcançar em poucos séculos ou se quisermos em milênios, mas caridosamente já cuida dela para que os primeiros que cheguem a encontre maravilhosa e ajude a prepará-la aos retardatários da revolta.

Filhos, fazer compreender o amor de Deus é a vontade de Cristo, por isto trabalhamos com tanta alegria com vocês, para que vocês entendam que nunca nada vos faltará, pois todo o universo foi feito pensando com amor em vosso conforto e felicidade plena. Por isto, o pensamento amor de Deus criou milhões de circunstância para que vocês com as próprias mãos construam a felicidade eterna.

Muita paz do amigo espiritual de sempre.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s