Nova Geração #192 – Chegar no mundo

O que é chegar a este mundo? Conversamos sobre como viver e como tratar a infância a partir do entendimento que, em breve, seremos novamente crianças.

 


Baixar áudio


Livro dos Espíritos

Parte 2. Capítulo VII – Retorno à vida corporal

Item: A infância

379. O espírito que anima o corpo de uma criança é tão desenvolvido quanto o de um adulto?

“Pode sê-lo mais ainda, se mais tiver progredido; são somente os órgãos imperfeitos que o impedem de se manifestar. Ele age de acordo com o instrumento com o auxílio do qual pode manifestar-se.”

380. Na criança pequenina, excetuando o obstáculo que a imperfeição dos órgãos opõe à sua livre manifestação, o espírito pensa como uma criança ou como um adulto?

“Quando ele é criança, é natural que os órgãos da inteligência, não estando desenvolvidos, não lhe possam dar toda a intuição de um adulto; ele tem, efetivamente, a inteligência muito limitada, aguardando que a idade amadureça sua razão. A perturbação que acompanha a encarnação não cessa subitamente, no momento do nascimento; ela só gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.”

Uma observação vem apoiar esta resposta: é a de que os sonhos, na criança, não têm o mesmo caráter dos de um adulto; o objeto deles é, quase sempre, pueril, o que é um indício da natureza das preocupações do espírito.

381. Com a morte da criança, o espírito retoma imediatamente seu vigor anterior?

“Ele deve fazê-lo, já que está desembaraçado de seu envoltório carnal; todavia, só retoma sua lucidez anterior, quando a separação se completa, isto é, quando não mais existe elo algum, entre o espírito e o corpo.”

382. O espírito encarnado sofre durante a infância, pelo constrangimento que lhe impõe a imperfeição de seus órgãos?

“Não; esse estado é uma necessidade; ele está na Natureza e de acordo com os objetivos da Providência; é um tempo de repouso para o espírito.”

383. Qual é, para o espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?

“O espírito, encarnando para se aperfeiçoar, é mais sensível, durante esse tempo, às impressões que recebe e que podem ajudar no seu aperfeiçoamento, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregados de sua educação.”

384. Por que a primeira manifestação da criança é o choro?

“Para despertar o interesse da mãe e suscitar os cuidados que lhe são necessários. Não compreendes que, se ela só tivesse manifestações de alegria, enquanto ainda não soubesse falar, pouco se inquietariam com o de que ela necessitasse? Admirai, em tudo, a sabedoria da Providência.”

 


Mensagem de Encerramento

Que a paz do Cristo toque os nossos corações neste instante em que voltamos a nossa atenção sobre o tema infância. Adulto, não reencarnacionista, olha a infância com muito desinteresse, porque pensa: já passou não tenho nada haver com isto, não interessa tanto. Falo de uma postura geral. Adulto que de fato que é reencarnacionista pensa: como será a minha próxima infância.

Reencarnação educa profundamente o espírito, quando ele pensa verdadeiramente com a lógica da reencarnação. Como vou querer ser tratado quando for criança de novo? É muito estranho, porque muitos se dizem espíritas e quando vamos conversar sobre isto se assuntam:  nunca pensei nisto de verdade… Pois pense, porque isto vai ser muito útil para vocês, filhos e filhas. Como será a sua próxima infância? Como você quer ser tratado, isto é essencial, porque nós colhemos o que plantamos. Porque você não começa a tratar as crianças da mesma forma que você quer ser tratado no futuro? Pense com seriedade. Você vai querer ser viciado como muitos viciam as crianças hoje? Viciam em tudo. Viciam as crianças em excesso de programas televisivos, viciam com excesso de comidas com açúcar, porque é mais fácil dar o vício do que cuidar. Outros desprezam a infância, não as tratam com carinho e respeito. Não estou dizendo que você ao encontrar com criança tem de largar tudo e brincar com ela.

Mas, meus filhos e filhas, um olhar de poucos segundos com carinho, ajuda muito. Porque o espírito das crianças capta muitas energias. Se você foi apresentado a uma criança, diga a ela, mentalmente, sorrindo: seja bem-vinda a este mundo, que o Cristo abençoe a sua missão.

Apenas sorria e pense. Ela vai receber mensagem, ela vai sentir ânimo. Você não vai querer ser tratado assim na próxima encarnação? Ou você vai querer ser olhado com desinteresse… Ah… uma criança, não quero saber.

Pensem nisto, porque isto é muito sério. Pois o acúmulo destas energias de estímulo e de espiritualização tem resultados muito diferentes do resultado do desprezo e da indiferença a uma criança.

Não esqueçam filhos, do Evangelho: vocês serão tratados como tratam vossos irmãos. Espíritos em idade infantil na Terra precisam de muito apoio, muita ajuda. Ajudem estes amigos e amigas que acabaram de reencarnar. Ajudem com sorriso, com vibração de boa sorte e esperança. Isto é muito importante! Porque um dia, vocês serão de novo os pequeninos da Terra, vocês estarão de novo em um corpo frágil e como será bom que os adultos educados espiritualmente tenham aprendido esta cultura no mundo.

Saudar sempre uma criança como alguém que chega de outro mundo, porque esta é a verdade. Como alguém que chega de um país distante. E é muito importante se sentir acolhido no mundo. Muito importante!

O Cristo sempre ensinou isto. Acolham com carinho e sempre reprovou aqueles que não acolhiam o outro com carinho. Por isto, quando está na casa de fariseu e mulher chega e lava os pés dele, chorando. Ele repreende o fariseu e diz: aqui eu vim e tu não me acolheste bem. Como também para dizer: esta mulher está te ensinando a ser educado. Em vez de reclamar dela, você precisa é aprender com ela. E o que é acolher bem para o Cristo? Acima de tudo: é dar atenção, carinho, portanto se você é cristão, cada pessoa que cruza seu caminho, acolhe-a com carinho. Não importa o tempo. Pode ser cinco segundos, mas olhe naqueles cinco segundos e jorre energias maravilhosas. E pense que o espírito capta, seja bem-vindo, meu filho. Seja bem-vindo!  Temos muito que fazer em nome do Cristo. E é isto que também digo a todos vocês que estão nos ouvindo pela primeira vez ou que já nos ouvem: sejam muito bem-vindos a este grupo, porque o Cristo quer que trabalhemos muito em nome dele.

Muita paz, do amigo espiritual de sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s