Tornar-se cristão é seguir corajosamente o caminho do autodescobrimento, das experiências purificadoras. É olhar-se a si mesmo com honestidade e compaixão. Não temer os erros do passados, mas transformá-los em instrumentos evolutivos.
Nova Geração #196 – Mundos Evoluídos e Lembrança do Passado
Memória
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Carlos Drummond de Andrade , “Poemas”. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959.
Livro dos Espíritos
Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos
Capítulo 7 – Retorno à vida corporal
395. Podemos ter algumas revelações sobre nossas existências anteriores?
“Nem sempre. Todavia, muitos sabem o que foram e o que faziam; se lhes fosse permitido dizê-lo, abertamente, fariam singulares revelações sobre o passado.”
396. Algumas pessoas julgam ter uma vaga lembrança de um passado desconhecido, que a elas se apresenta, como a imagem fugidia de um sonho que, em vão, tentam reter. Não será apenas uma ilusão?
“É, algumas vezes, real; mas, frequentemente, também é uma ilusão, contra a qual é preciso se resguardar, pois pode ser o efeito de uma imaginação superexcitada.”
397. Nas existências corporais de uma natureza mais elevada do que a nossa, a lembrança das existências anteriores é mais precisa?
“Sim, à medida que o corpo se torna menos material, lembramo-nos melhor. A lembrança do passado é mais nítida, para aqueles que habitam os mundos de uma ordem superior.”
Mensagem de Encerramento
Que a paz do Cristo nos instrua neste instante, porque ter paz é uma ciência que tanto precisamos aprender. Precisamos, filhos, pedir a Deus; pedir carinhosamente ao Mestre mais e mais compreensão.
Vocês são espíritos feridos, claro que são, por isso as trevas manipulam com tanta facilidade vocês, utilizando-se de instrumentos do medo. Nós entendemos isto: é como alguém que se queimou em água quente e as trevas dizem: não tomem banho porque a água está sempre fervendo, e vocês param, pouco a pouco, de tomar banho. Isto acontece dentro de vocês, motivado por muitos do movimento espírita encarnado. É importante fazer esta distinção: hoje existe o movimento encarnado e desencarnado e, às vezes, são muito diferentes.
Que banho, que água é essa que vocês precisam para se purificarem, para se limparem, melhorarem, para terem higiene? É o banho de correntes espirituais superiores. Hoje, muitos têm medo dos espíritos. Isolam-se emocionalmente, não querem conversar com anjo guardião. Não querem conversar quando estão no corpo e começam a ter medo de encontrá-los quando saem do corpo. A grande maioria tem medo até de pensar que teve vida passada.
Filhos, nós só crescemos a partir de nossas conquistas, mesmo conquistas realizadas cometendo erros. Por exemplo: tem muitos médicos que aprenderam Medicina ou aprenderam a lidar com corpos humanos, fazendo o mal. Sim! Torturando, vendo dor, mas eles aprenderam a suportar ver o outro sofrer. Mas eles aprenderam a habilidade de abrir corpo. Se eles negarem a habilidade aprendida porque há ai uma ferida emocional, não crescerão. Qual é o certo a fazer? Reconhecer o erro, mas aproveitar a capacidade aprendida para fazer o bem.
Espírito só evoluirá de fato quando for capaz de aceitar isto com paz, com tranquilidade. Não é ficar falando de passado para cobrir-se mais uma vez da púrpura mentirosa da vaidade. Como muitos de vocês espíritas sentem a falta de pequenas e desastrosas mentiras de importância espiritual de uma revelação estúpida cheia de coisas malucas!
Nova Geração tem que estar alerta para não seguir este padrão de desgraça. Sigamos o padrão do Cristo! Profundidade emocional e experiências espirituais potentes ou vocês não sabem que o Cristo pegou um adolescente de catorze anos e levou para assistir Moisés se materializando? O que é isto, senão uma experiência poderosa? Ou vocês não sabem que o Cristo curou um leproso, na frente de uma criança de sete anos? E esta criança era eu e isso mudou minha vida.
Não sejam estúpidos, meus filhos amados. Todos precisamos de experiências poderosas para potencializar a nossa coragem, a nossa fé no Mestre superior. Todos precisamos abrir o nosso ser a essa potência divina chamada Jesus. Não fiquemos com os falsos profetas, a Luz brilha, a Luz nos aquece, a Luz nos toca, mas cabe a cada um de nós abrir os nossos corações espirituais para que nós sejamos um com a Luz do mundo, Jesus de Nazaré!
Paz a todos, do amigo espiritual de sempre.